Brasil: país que está ficando velho antes de ficar rico

A razão de dependência corresponde ao número de dependentes (idosos e crianças) dividido pela população em idade ativa, a PIA. Em 1980 tínhamos uma razão de dependência muito elevada, devido ao grande número de crianças. O fenômeno do bônus demográfico é, justamente, a redução dessa razão, quando a demografia ajuda o crescimento, ou seja: quando há mais ativos para cada dependente.

O número de crianças nascendo cai e as crianças de hoje vão se tornando jovens e entrando no mercado de trabalho, ao passo que os ativos de hoje ainda não se aposentaram. É nessa janela de oportunidade que os países enriquecem. Todos os países desenvolvidos enriqueceram antes de envelhecer.

Com o passar do tempo, porém, os ativos vão envelhecendo e se aposentando, fluxo que não é compensado pelos novos entrantes. Nesse momento, a demografia começa a jogar contra o crescimento.

Nosso bônus demográfico vai acabar. Em 2060, teremos uma razão de dependência semelhante à de 1980, mas com uma composição muito diferente: menos de 2 ativos para cada idoso. Se já gastamos com Previdência, hoje, o equivalente ao que gastam países 3 ou 4 vezes mais velhos que nós, imagine quando envelhecermos?

Em resumo: perdemos a janela da oportunidade dourada.

Leia também:
Os subsídios COLOSSAIS do governo brasileiro
O brasileiro gostaria que a gasolina fosse subsidiada? Cuidado com aquilo que deseja
O que a economia mainstream tem a dizer sobre política industrial?
Uma justificativa econômica para os direitos de propriedade intelectual

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não ficará público