Desmistificando dois mitos sobre combustíveis no Brasil

“Combustíveis no Brasil são caros”

Existe uma informação falsa amplamente disseminada: a de que os combustíveis seriam vendidos no Brasil a preços muito maiores do que no restante do mundo.

Então, acontece que tanto a gasolina como o diesel vendidos no Brasil sequer estão na parte debaixo da mediana (metade mais cara do mundo).

A resposta de quem não se deu por vencido geralmente costuma ser essa: “Beleza, os preços não são altos para os padrões internacionais, mas o nosso salário compra pouco, então acaba pesando muito no nosso bolso.”

Pois é, se você iria responder isso, meus parabéns, acabaste de descobrir que o Brasil é um país pobre. Nosso PIB per capita é menor do que o da República Dominicana, cada pessoa empregada aqui produz menos, na média, do que cada uma empregada no Sri Lanka. Seria estranho se o salário brasileiro comprasse muito de qualquer bem tradable (bens vendidos e cotados no mercado internacional) considerando este nível de renda ridículo. Países ricos costumam ter uma produtividade (PIB real/hora trabalhada) de 3x a 4x maior que a nossa, e é isto que explica os altos salários reais (salário/preços).

Pra fazer os salários brasileiros comprarem mais de tudo (gasolina, eletrônicos, comida, etc) não existe mágica ou gambiarra: precisamos aumentar a produtividade do trabalho, gerar crescimento econômico sustentado no longo prazo.

“O Brasil tributa muito os combustíveis”

Em geral, essa afirmação vem acompanhada de um relato de viagem para Miami.

De fato, os americanos tributam menos a gasolina e o diesel do que nós, mas isso não significa muita coisa, já que eles tributam muito menos do que (quase) todo mundo. Se, além dos EUA, nós adicionarmos os demais países desenvolvidos para dar uma olhada, fica evidente que o ponto fora da curva são os EUA, e não o Brasil. Infelizmente os países fora da OCDE não disponibilizam suas bases de dados de forma tão acessível e organizada, porém até onde nós procuramos, o Brasil não divergiu muito do padrão internacional.

Por uma série de razões econômicas, combustíveis como gasolina e diesel costumam ser sobretaxados na maioria dos países.

Não caia nos mitos propagados sobre combustíveis.

Leia também:
O brasileiro gostaria que a gasolina fosse subsidiada? Cuidado com aquilo que deseja
Desmentindo três factoides sobre o Brasil que o brasileiro médio gosta de dizer
Seria a inflação no Brasil uma barbeiragem de política monetária?
2011–2020: o retrato de mais uma década perdida

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não ficará público