1) O Banco Central precisa afetar o estoque de moeda em circulação para controlar, dentre outras coisas, a demanda agregada e consequentemente a inflação.
2) Como o governo já resgata títulos públicos emitidos anteriormente no dia a dia colocando moeda em circulação, ele precisa, simultaneamente, retirar moeda de circulação emitindo novos títulos se quiser manter a base monetária crescendo a taxas moderadas e com isso manter a inflação sob controle.
3) Pra fazer isso, ele arbitra uma taxa de juro para lançar seus papéis. Se, tudo mais constante, o juro sobe, o governo vende mais títulos, retira mais moeda de circulação, deprime mais a demanda e reduz a taxa de inflação. O inverso é verdadeiro.
4) No Brasil o juro é historicamente alto porque o governo só consegue retirar a quantidade de moeda de circulação que deseja para manter a inflação sob controle pagando caro por isso.
5) Se um país como os EUA adotassem o juro brasileiro, haveria um enorme enxugamento da base monetária acompanhado de deflação e recessão, porque se as pessoas já estavam dispostas a comprar títulos no volume suficiente pra manter a inflação controlada a juros baixos, muito mais o fariam a juros altos.
6) O que te faz crer que, tudo mais constante, o governo brasileiro poderia simplesmente baixar o juro para níveis americanos e continuar praticando sua política monetária normalmente? O que te faz crer que ele conseguirá vender a quantidade de papeis que precisa deste modo? Você pretende botar uma arma na cabeça das pessoas para que elas comprem o títulos emitidos pelo nosso BC a qualquer taxa de juro contra a própria vontade? Bem, foi mais ou menos isso que Collor tentou fazer congelando a poupança. Não deu muito certo.
Conclusão
Antes de pedir que o Brasil tenha juros baixos como os EUA, você deveria investigar o motivo de tanta gente estar disposta a comprar títulos públicos americanos a juros baixos e não estar disposta a fazer o mesmo com os títulos brasileiros. Sem entender este elemento, toda a discussão perde sentido.
EUA foi um exemplo. Outros países desenvolvidos possuem juro historicamente baixo, como Japão e Alemanha.
Leia também:
O que é a Curva de Laffer?
Os impactos econômicos de um imposto sobre transações financeiras
Tributação sobre lucros e patrimônios não é solução para a desigualdade
Qual o custo da discriminação?
Deixe um comentário