Algumas regras para maximizar o bem-estar nacional

Exceção 1

Alíquota pequena sobre a importação de produtos que somos importadores líquidos cuja demanda nacional seja capaz de afetar o preço internacional desse bem (importamos parte significativa das importações totais desse produto no mercado internacional).

Regra geral 2

Não tributar exportações.

Exceção 2

Alíquota pequena sobre a exportação de produtos que somos exportadores líquidos cuja oferta nacional seja capaz de afetar o preço internacional desse bem (exportamos parte significativa das exportações totais desse produto no mercado internacional).

Regra geral 3

Não subsidiar a produção de nenhum bem.

Exceção 3

Subsidiar quando a produção de algum bem gerar externalidades positivas (benefícios a terceiros não envolvidos na produção e consumo do produto em questão).

Regra geral 4

Não tributar relativamente mais nenhum bem ou serviço para não distorcer preços relativos em relação aos custos de produção.

Exceção 4

Tributar punitivamente mais atividades que geram externalidades negativas (malefícios a terceiros) que não possam ser internalizadas privadamente via teorema de Coase.

Regra geral 5

Sempre que houver um caso que possa ser exceção à regra geral, ter muito cuidado no diagnóstico e, principalmente, na prescrição de política pública. Determinar a alíquota correta para os casos 1 e 2 exige que se conheça as curvas de oferta nacional, oferta internacional, demanda nacional e demanda internacional. Também é preciso saber se, geopoliticamente, há possibilidade de retaliação. Determinar o subsídio ou o imposto pigouviano nos casos 3 e 4 exige que se mensure apropriadamente as externalidades. Nenhuma dessas tarefas é trivial (precisa conhecer muita teoria, modelagem, econometria, etc). Além disso, a aplicação da política também estará sujeita a falhas de estado, fazendo que seja necessário trazer a teoria da escolha pública para dentro da análise caso se queira determinar o custo/benefício esperado.

Exceção 5

Neste caso, não existe.

Leia também:
Entenda o que são os excedentes do mercado
Modelo de oferta e demanda – o equilíbrio parcial e geral
O problema da firma e a curva de oferta
Explicando a incidência econômica dos impostos

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não ficará público