Sumário
1. Nosso objetivo
Nosso objetivo é divulgar ao máximo o conhecimento a respeito de economia. Mais especificamente, o conhecimento a respeito de economia mainstream, isto é, a economia que é ensinada nos centros de ensino e pesquisa mais relevantes e que serve de arcabouço para a maioria dos artigos científicos publicados nas maiores revistas.
Queremos, através do nosso conteúdo, contribuir com a propagação e expansão do conhecimento econômico. Para isso, nosso conteúdo é voltado tanto para o público leigo quanto para aqueles que já têm um certo domínio do assunto.
1.1. Por que temos esse objetivo?
Primeiro, pelo simples fato de que amamos a divulgação científica por si só, por puro e simples prazer de conversar sobre economia.
Segundo, porque acreditamos que a falta de conhecimento econômico tem gerado resultados nefastos no Brasil. Ao longo de toda a história o nosso país sofreu com planos econômicos mirabolantes e promessas políticas insustentáveis. O resultado disso é a pobreza permanente em que vivemos, a desigualdade enorme, o ambiente institucional completamente desorganizado, a falta de compromisso com o futuro e, em última instância, a corrosão do tecido social em que nos encontramos atualmente.
Temos noção de que nesse momento somos players pequenos na construção da mudança que almejamos. Mas por mais que nossa influência nesse momento seja marginal, nossa ambição é gigantesca.
2. Nossas restrições
A nossa principal restrição é o tempo. Nenhum dos nossos colaboradores consegue viver da renda obtida com o nosso projeto, e portanto nenhum deles consegue dedicar 100% do seu tempo disponível ao Economia Mainstream. Sendo assim, precisamos obter a nossa renda de outros meios, de modo que não sobra tanto tempo quanto gostaríamos para dedicar ao projeto.
Outro restrição é o conhecimento. Obviamente, para transmitir conhecimento precisamos primeiramente obtê-lo — mas o processo de obtenção de conhecimento é custoso, pois toma tempo e energia, e nem sempre é factível.
Ainda outra restrição é a capacidade de transmissão do conhecimento. Não é todo mundo que consegue transmitir o conhecimento que detém de forma organizada e sintética e sem perda de profundidade. Ter essa capacidade exige treinamento.
Por fim, outra restrição importante que se impõe a nós é a restrição financeira. Temos menos recursos disponíveis do que gostaríamos para levar nosso projeto adiante.
Dado tudo o que foi dito, poderíamos formalizar nosso problema da seguinte forma:
\underset{y_1,...,y_n}{max}f(y_1,…,y_n) \quad s.t. \quad \{y_1,...,y_n\} \subset \mathbb{Y}
Em que y_1,...,y_n são as formas de transmitir conhecimento (artigos, podcasts, vídeos, etc); f(.) é o conhecimento transmitido; e \mathbb{Y} é o conjunto delimitado pelas restrições mencionadas acima.
3. Nossos projetos em andamento
3.1. Podcast
Temos uma equipe de pessoas entusiasmadas se dedicando a esse podcast. Temos como objetivo no podcast falar sobre temas diversos de economia, tais como história do pensamento econômico, teorias econômicas, conjuntura macroeconômica, entrevistas com especialistas, etc.
Veja aqui os nossos episódios.
3.2. Projeto Matemática
A matemática é a linguagem comum a quase toda a economia. Aprender essa “linguagem da economia” é o nosso objetivo com essa série de postagens no Economia Mainstream. A ideia é auxiliar os estudantes de graduação a terem um complemento na matéria com um foco mais didático e informal.
Veja aqui a nossa série de textos desse projeto.
3.3. Clube do livro
O clube do livro é uma reunião semanal que fazemos pra discutir sobre um ou dois capítulos de algum livro relacionado a economia.
Veja aqui para saber mais.
3.4. Clube de debates
O nosso clube de debates é um espaço em que as pessoas se reúnem semanalmente para debater sobre um assunto específico. Primeiramente alguém faz uma exposição do tema por cerca de 20 minutos, e depois os presentes conversam sobre.
Veja aqui para saber mais.
4. Nossos projetos futuros
Temos projetos que estão ou apenas ainda no campo das ideias, ou em fase embrionária ou em fase de desenvolvimento. Alguns desses projetos são:
- “Projeto Microeconomia”: ensinar os fundamentos da microeconomia (queremos fazer textos nos moldes desse aqui).
- “Projeto Programação”: ensinar fundamentos de programação para economistas nas linguagens R e Python.
- Vídeos curtos para o Youtube: fazer animações de vídeos curtos para o nosso canal do Youtube ensinando alguns conceitos de economia.
- Cursos: organizar cursos, como curso de finanças, programação, etc.
- Livro: organizar um livro com uma coletânea de artigos – sejam artigos modificados já postados no nosso site ou artigos completamente novos.
5. Chegou a sua vez: ajude nosso projeto a crescer
Se você gostou do nosso projeto e do nosso conteúdo, então nos ajude! Você pode fazer isso de três formas: (i) participando na construção do conteúdo; (ii) contribuindo financeiramente; (iii) divulgando nosso conteúdo. Vamos falar brevemente sobre cada uma dessas formas.
5.1. Ajude-nos a produzir conteúdo e (potencialmente) faça parte da nossa equipe
Se você quer nos ajudar na nossa empreitada de transmissão de conhecimento econômico, nossas portas estão completamente abertas. Você pode escrever um texto e mandar pra gente para o email contato@economiamainstream.com.br.
Pode também participar do nosso grupo do whatsapp e manifestar lá seu interesse em contribuir de alguma forma (precisamos de pessoal pro podcast, por exemplo).
5.2. Contribua financeiramente

Se você não pode contribuir na produção de conteúdo, sem problemas: nos ajude financeiramente. Como dito acima, um dos nossos maiores gargalos é o dinheiro, de modo que quanto mais essa restrição se afrouxar, mais seremos capazes de promover nosso objetivo.
Você pode contribuir por dois canais:
(i) PIX. A nossa chave é: economiamainstream@gmail.com
(ii) Apoia.se. Contribua mensalmente por aqui: https://apoia.se/economiamainstream
Como o que produzimos é um bem público, pois é conteúdo gratuito da internet, então sofremos do problema do carona. Desse modo, o montante de doações feitas é sub-ótimo, pois dependemos tão-somente do altruísmo dos nossos leitores/ouvintes em fazer doações. Estamos estudando formas de superar esse problema e criar novos incentivos para que as doações ocorram.
5.3. Divulgue nosso conteúdo e nos siga nas redes sociais
Se você não puder contribuir com conteúdo e nem financeiramente, há ainda outra forma de você contribuir: compartilhando nosso conteúdo nas suas redes sociais e para seus amigos. Se você gosta do que produzimos, então nos ajude a fazer nosso conteúdo chegar a cada vez mais e mais pessoas.
Também é importante que você nos siga nas redes sociais para acompanhar nossas novidades: Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin.
6. Nossa equipe


Alex da Matta
Produtor de conteúdo. Redes sociais: Twitter


Gabriel Ferraz
Produtor de conteúdo. Graduando em economia pela USP. Principalmente interessado por assuntos microeconômicos, embora com interesses diversos seja na própria economia seja em outras áreas do conhecimento. Redes sociais: Facebook

Rafael Rosa
Editor-chefe e produtor de conteúdo. Economicamente ortodoxo; juridicamente garantista. Religioso? Sou torcedor do Flamengo. Como não ter um pouquinho de fé? Redes sociais: Twitter


Thales Vanderbilt
Produtor de conteúdo e editor do podcast . Graduando de Ciências Econômicas pela UFMS. Redes sociais: Facebook

João Pedro Freitas
Host do podcast. Graduando em economia na USP. Aspirante a polímata. Dentro da economia, principalmente interessado por Microeconomia, economia do desenvolvimento e história do pensamento econômico. Redes sociais: Twitter



Felipe Camargo
Produtor de conteúdo. Economista da América Latina pela Oxford Economics, onde trabalha com conjuntura e projeção macroeconômica. Já trabalhou também como analista de investimentos e foi macroestrategista pela Funcef no Brasil. Vive atualmente no México e tem um mestrado pela FGV/EPGE. Redes sociais: Linkedin, Medium

Thiago Vasconcelos
Consultor do Projeto Matemática e produtor de conteúdo. Mestrando em matemática pelo IMPA.

Pedro Ruas
Produtor de conteúdo. Estudante de economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Escreve sobre economia e ciência política com foco em teoria institucional e teoria da escolha pública. Redes sociais: Medium

Savio Coelho
Produtor de conteúdo. Graduando em ciências econômicas, interessado em história e desenvolvimento econômico e com flertes com sociologia.


Pedro Colangelo
Produtor de conteúdo. Graduado em ciências econômicas pela Universidade Católica de Santos. Ocasionalmente twitta no @EconoSight sobre economia de forma despretensiosa com um foco principalmente em questões macroeconômicas. Redes sociais: Facebook

Felippe Araújo
Produtor de conteúdo. Mestrando em História Política – UNESP. Divulgador Científico de História – Canal Direto do Forno. Redes sociais: Instagram

Vinícius Quintanilha
Moderador do grupo do facebook. Graduando em economia na UnB. Atualmente é estagiário na Instituição Fiscal Independnete (IFI), do Senado Federal. Redes sociais: Twitter
Deixe um comentário