O que é o projeto Economia Mainstream?

1. Nosso objetivo

Nosso objetivo é divulgar ao máximo o conhecimento a respeito de economia. Mais especificamente, o conhecimento a respeito de economia mainstream, isto é, a economia que é ensinada nos centros de ensino e pesquisa mais relevantes do mundo e que serve de arcabouço para a maioria dos artigos científicos publicados nas maiores revistas.

Queremos, através do nosso conteúdo, contribuir com a propagação e expansão do conhecimento econômico. Para isso, nosso conteúdo é voltado tanto para o público leigo quanto para aqueles que já têm um certo domínio do assunto.

1.1. Por que temos esse objetivo?

Primeiro, pelo simples fato de que amamos a divulgação científica por si só, por puro e simples prazer de conversar sobre economia.

Segundo, porque acreditamos que a falta de conhecimento econômico tem gerado resultados nefastos no Brasil. Ao longo de toda a história o nosso país vem sofreno com planos econômicos mirabolantes e promessas políticas insustentáveis. O resultado disso é a pobreza permanente em que vivemos, a desigualdade enorme, o ambiente institucional completamente desorganizado, a falta de compromisso com o futuro e, em última instância, a corrosão do tecido social em que nos encontramos atualmente.

Temos noção de que nesse momento somos players pequenos na construção da mudança que almejamos. Mas por mais que nossa influência nesse momento seja marginal, nossa ambição é gigantesca.

2. Nossas restrições

A nossa principal restrição é o tempo. Nenhum dos nossos colaboradores consegue viver da renda obtida com o nosso projeto, e portanto nenhum deles consegue dedicar 100% do seu tempo disponível ao Economia Mainstream. Sendo assim, precisamos obter a nossa renda a partir de outros meios, de modo que não sobra tanto tempo quanto gostaríamos para dedicar ao projeto.

Outro restrição é o conhecimento. Obviamente, para transmitir conhecimento precisamos primeiramente obtê-lo — mas o processo de obtenção de conhecimento é custoso, pois toma tempo e energia, e nem sempre é factível.

Ainda outra restrição é a capacidade de transmissão do conhecimento. Não é todo mundo que consegue transmitir o conhecimento que detém de forma organizada e sintética e sem perda de profundidade. Ter essa capacidade exige treinamento.

Por fim, outra restrição importante que se impõe a nós é a restrição financeira. Temos menos recursos monetários disponíveis do que gostaríamos para levar nosso projeto adiante.

Dado tudo o que foi dito, poderíamos formalizar nosso problema da seguinte forma:

\underset{y_1,...,y_n}{max}f(y_1,…,y_n) \quad s.t. \quad \{y_1,...,y_n\} \subset \mathbb{Y}


Em que y_1,...,y_n são as formas de transmitir conhecimento (artigos, podcasts, vídeos, etc); f(.) é o conhecimento transmitido; e \mathbb{Y} é o conjunto delimitado pelas restrições mencionadas acima.

3. Nossos projetos em andamento

3.1. Podcast

Temos uma equipe de pessoas entusiasmadas se dedicando a esse podcast. Temos como objetivo no podcast falar sobre temas diversos de economia, tais como história do pensamento econômico, teorias econômicas, conjuntura macroeconômica, entrevistas com especialistas, etc.

Veja aqui os nossos episódios.

3.2. Projeto Matemática

A matemática é a linguagem comum a quase toda a economia. Ensinar essa “linguagem da economia” é o nosso objetivo com essa série de postagens no Economia Mainstream. A ideia é auxiliar os estudantes de graduação a terem um complemento na matéria com um foco mais didático e informal.

Veja aqui a nossa série de textos desse projeto.

4. Chegou a sua vez: ajude nosso projeto a crescer

Se você gosta do nosso projeto e do nosso conteúdo, então nos ajude! Você pode fazer isso de três formas: (i) participando na construção do conteúdo; (ii) contribuindo financeiramente; (iii) divulgando nosso conteúdo. Vamos falar brevemente sobre cada uma dessas formas.

4.1. Ajude-nos a produzir conteúdo e (potencialmente) faça parte da nossa equipe

Se você quer nos ajudar na nossa empreitada de transmissão de conhecimento econômico, nossas portas estão completamente abertas. Você pode escrever um texto e mandar para o email economiamainstream@gmail.com.

Pode também participar do nosso grupo do whatsapp e manifestar lá seu interesse em contribuir de alguma forma.

4.2. Contribua financeiramente

Se você não pode contribuir na produção de conteúdo, sem problemas: nos ajude financeiramente. Como dito acima, um dos nossos maiores gargalos é o dinheiro, de modo que quanto mais essa restrição se afrouxar, mais seremos capazes de promover nosso objetivo.

Você pode contribuir por dois canais:

(i) PIX. A nossa chave é: economiamainstream@gmail.com
(ii) Apoia.se. Contribua mensalmente por aqui: https://apoia.se/economiamainstream

Como o que produzimos é um bem público, pois é conteúdo gratuito na internet, então sofremos do problema do carona. Desse modo, o montante de doações feitas é sub-ótimo, pois dependemos tão-somente do altruísmo dos nossos leitores/ouvintes em fazer doações. Estamos estudando formas de superar esse problema e criar novos incentivos para que as doações ocorram.

4.3. Divulgue nosso conteúdo e nos siga nas redes sociais

Se você não puder contribuir com conteúdo e nem financeiramente, há ainda outra forma de você contribuir: compartilhando nosso conteúdo nas suas redes sociais e para seus amigos. Se você gosta do que produzimos, então nos ajude a fazer nosso conteúdo chegar a cada vez mais e mais pessoas.

Também é importante que você nos siga nas redes sociais para acompanhar nossas novidades: Facebook, Twitter, InstagramLinkedin.

5. Nossa equipe

Lucas Favaro

Coordenador e produtor de conteúdo. Mestre em Economia pela USP.

Redes sociais: Site

Alex da Matta

Produtor de conteúdo.

Redes sociais: Twitter

Gabriel Ferraz

Produtor de conteúdo. Graduando em Economia pela USP. Principalmente interessado por assuntos microeconômicos, embora com interesses diversos seja na própria economia seja em outras áreas do conhecimento.

Redes sociais: Facebook

Thales Vanderbilt

Produtor de conteúdo e editor do podcast. Graduando em História pela Estácio de Sá.

Redes sociais: Facebook

Sávio Coelho

Produtor de conteúdo. Graduado em Economia, analista de dados e interessado em temas de governança, economia da firma e desenvolvimento econômico.

Rodrigo Placido

Produtor de conteúdo. Graduando em Ciências Econômica pela UnB; amante do conhecimento e da ciência; em defesa da liberdade e da justiça social.

Redes sociais: Twitter, Facebook, Medium.

Pedro Ruas

Produtor de conteúdo. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Escreve sobre economia e ciência política com foco em teoria institucional e teoria da escolha pública.

Redes sociais: Medium

Luis Guilherme Rodrigues

Produtor de conteúdo. Graduado em Ciências Farmacêuticas. Mestrando em Economia da Saúde pela Universidade de Coimbra. Trabalho na Industria Farmacêutica.

Pedro Colangelo

Produtor de conteúdo. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos. Ocasionalmente twitta no @EconoSight sobre economia de forma despretensiosa com um foco principalmente em questões macroeconômicas.

Redes sociais: Facebook

Rafael Rosa

Produtor de conteúdo. Graduando em Ciências Econômicas pela PUC-Rio. Ênfase em Macroeconomia e História Econômica.

Redes sociais: Twitter

Bruno Ruas

Líder do Projeto Matemática. Bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pós-Graduado em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Programador R e Python com foco em automação de processos e análise de dados.

Redes sociais: Twitter, Site

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não ficará público